ISO 9000 – Tudo o que você precisa saber

O que é a ISO 9000?

ISO 9000 é na SGQ

A ISO 9000 foi criada em 1987 pela ISO com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade.

A primeira versão criou uma estrutura de três normas sujeitas à certificação, a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000 que era uma espécie de guia para seleção da norma mais adequada ao tipo de organização.

Com três anos de atraso, a ABNT emitiu a primeira versão ( tradução) da série no Brasil. A mesma foi “batizada” com o nome de série NBR 19000.

Em 1994, a série foi revisada, porém sem grandes modificações, apenas com uma pequena ampliação e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura , ou seja três normas sujeitas à certificação; em paralelo, agora não mais com os três anos de atraso, a ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome “série NBR ISO 9000“, alinhando-se com o resto do mundo que já adotava nomenclatura similar para suas versões nacionais ( exemplo: na Alemanha: DIN ISO 9000).

Em Dezembro de 2000 a série foi totalmente revisada; além das alterações em sua estrutura, agora temos apenas uma norma sujeita à certificação, a ISO 9001, a norma trouxe o enfoque de gerenciamento de processos.

Em 2008, a norma sofreu uma nova revisão, sem grandes modificações; pode-se dizer que foi apenas um ajuste de vocabulário.

No momento a ISO 9001 está na versão 2015 (ISO 9001-2015).

Importantes mudanças ocorreram na norma, tornando-a mais moderna e alinhada à estratégia do negócio.

Dentre as mudanças podemos citar a substituição da necessidade de procedimentos por informação documentada, a introdução do pensamento baseado em risco como uma forma mais estruturada para a tomada de ações preventivas e a gestão do conhecimento.

O que é a ISO?

A ISO é uma entidade internacional que cria normas para os diferentes mercados.

Fundada em 1947 em Genebra na Suiça, suas normas são adotadas por mais de 180 países.

No Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

A ISO ficou popularizada pela série 9000. Antes de sua emissão, era conhecida apenas nos meios técnicos. Hoje qualquer pessoal já ouviu falar na ISO como sinônimo de qualidade.

Todas as empresas precisam ter ISO 9000?

Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional.

Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000.

As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária.

O que acontece é que muitas empresas, passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que você adquire dele).

Este fato, no inicio aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobras, Eletrobrás, Telebrás, etc., e acabou se estendendo às grande empresas.

Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing.

Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos ( esse é o grande objetivo !)

Para que serve a ISO 9000?

Em sua essência, a ISO 9000 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:

a) a empresa precisa estar totalmente comprometida com a qualidade (considerando qualidade = satisfação do cliente), desde os níveis mais elevados, até os operadores;

b) adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do negócio;

c) existência de procedimentos, instruções e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade;

d) monitoramento dos processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados.

Como comentamos acima, além dos aspectos exigência do cliente, diferencial de marketing, a ISO 9000 é uma excelente ferramenta gerencial.

Quem decide se uma empresa pode ter um certificado ISO 9000?

Depois que uma empresa, seja lá porque motivo foi, decidiu implantar a ISO 9000, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma.

Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias ( Essas autorizações, normalmente são dadas por organismos ligados ao governo, no nosso caso, o INMETRO < Institudo Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial>.

Cada país tem o seu orgão semelhante ao nosso”INMETRO” que autoriza as companhias certificadoras a realizar as auditorias. Olhando o certificado de uma empresa, pode-se observar que nele vem estampado um selo do órgão que autorizou. Estes são chamados órgãos de acreditação.

Todo o Sistema de certificação é regulamentado mundialmente pelo IAF – International Accreditation Forum. É este organismo que estabelece, por exemplo, quantos dias são necessários para uma auditoria de certificação.

Quanto custa implantar a ISO 9000?

Depende muito do nível de organização da empresa.

Empresas bem estruturadas já com o “pensamento” voltado para a qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, bastando formalizar (escrever os procedimentos e instruções) as atividades.

Outras, com pouca estrutura, acabam necessitando um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e até em aquisição de equipamentos.

O que é importante considerar no cálculo do investimento necessário é o quanto a empresa precisa mudar, inclusive sobre aspectos culturais, para ter um bom sistema de gestão da qualidade.

Sendo assim, o investimento pode ser mínimo ( apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), como gigantesco. Só é possível avaliar, conhecendo a empresa.

Quanto tempo leva para implantar?

Também é em função das características anteriores. Mas na média, com o apoio de consultores, de 6 meses a 1 ano para adequar toda a sistemática de trabalho aos requisitos da norma e obter a certificação ISO 9000.

Empresas de serviços podem ter ISO 9000?

Sim, qualquer empresa industrial ou de serviços podem se beneficiar de um Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a norma ISO 9000; hoje, já existe centenas de empresas de serviços com seus sistemas de gestão certificados.

Como é feita a auditoria de certificação ISO 9000?

Como dissemos anteriormente, a auditoria de certificação ISO 9000 é realizada por uma empresa certificadora.

A empresa candidata à certificação faz um contrato com a certificadora que vai realizar a auditoria em duas etapas.

Na primeira, é verificado se os requisitos de documentação mínimos foram atendidos, como definição de escopo, planejamento do SGQ, justificativas de exclusões e aspectos legais .

Nesta fase o auditor não verifica a efetiva implementação dos requisitos da norma. Estando tudo OK, pode-se passar para a fase 2 que, pode ser realizada logo na sequência.

Se houver algum problema, o auditor comunica as não conformidades encontradas e se negocia um prazo para corrigi-las. Na fase 2, todos os requisitos da norma ISO 9000 precisam ser auditados in loco.

O auditor vai verificar evidencias de que os requisitos são atendidos.

Ao final, podem ocorrer as seguintes situações: São encontradas não conformidades maiores, graves, que caracterizam o não atendimento a um determinado requisito e neste caso, a empresa precisa passar por uma nova auditoria; são encontradas não conformidades menores, pontuais e neste caso a empresa é certificada e na próxima auditoria de acompanhamento o auditor vai verificar as ações implementadas para resolver essas não conformidades e, por último, não são encontradas não conformidades e a empresa, obviamente também é certificada.

Pode ainda ocorrer que o auditor faça recomendações de melhoria que precisam ser avaliadas, mas não necessariamente acatadas.

Empresas de consultoria podem certificar?

Não. Para manter a integridade do Sistema, certificadoras não podem prestar consultoria e consultorias não podem certificar. Infelizmente, muitos auditores que prestam serviços para certificadoras também são consultores e acabam “trocando clientes entre eles” ou seja, um implanta e outro audita.

Nós da SGQ, desde nossa fundação, optamos por apenas ser consultores e jamais realizamos ou realizaremos auditorias para certificadoras. Acreditamos que assim, mantemos nossa total independencia, tento inclusive a liberdade de criticar as certificadoras quando julgamos pertinente.

Como conhecer os requisitos da norma ISO 9000?

No Brasil, a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, é a representante oficial na ISO, traduz suas normas e as comercializa.

A versão nacional recebe o código NBR. Assim, se voce for procurar no site da ABNT, pesquise pelo código NBR ISO 9000 ( norma de volcabulário) ou NBR ISO 9001 (norma de requisitos)

A certificação garante a qualidade dos produtos e serviços?

A certificação ISO 9000 é um atestado fornecido pela certificadora de que a empresa certificada implementou e mantem um Sistema de Gestão da Qualidade que atende aos requisitos da norma.

Obviamente, o fato de se ter um Sistema não garante que todo produto ou serviço prestado vá atender aos requisitos técnicos especificados.

No entanto, a aplicação dos requisitos da ISO 9001, certamente vai minimizar os riscos de se produzir e comercializar produtos e serviços que não atendam as especificações.

Como escolher uma empresa de consultoria?

Existe no mercado centenas de empresas de consultoria e certamente a tarefa de escolha da empresa que vai auxiliá-lo neste importante projeto não é das mais fáceis.

Aconselhamos você que está neste estágio, a buscar informações da consultoria junto aos clientes onde ela já trabalhou; todo ano abrem e fecham dezenas de empresas e, portanto, o tempo que a consultoria está no mercado também é uma informação valiosa.

Empresas capacitadas a auxiliá-lo fazem questão de levá-lo para conhecer o trabalho realizado em diversos clientes.

A SGQ faz assim! Desde 1990 no mercado, fornece a relação completa de clientes certificados e em andamento e você pode visitar qualquer um deles! Quando você escolhe um médico para cuidar da saúde de sua família, você procura o melhor; faça o mesmo quando procurar sua consultoria; lembre-se que um Sistema de Gestão mal implantado pode até levar sua empresa a obter um certificado ISO 9000, mas, poderá também trazer custos adicionais totalmente desnecessários e tornar o sue sistema algo difícil de se conviver.

Ligue para a SGQ e saiba como ter um Sistema de Gestão da Qualidade que vai contribuir para o Sucesso de sua empresa.

Conheça nossa plataforma de consultoria ISO 9000 à distância!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *