A ISO 9001 2015 e a inovação

A ISO 9001 2015 trouxe em seu requisito de Melhoria, pela primeira vez desde que a norma foi criada em 1987, a palavra INOVAÇÃO. Está lá de forma tímida em uma nota no requisito 10.1, como um exemplo de melhoria. Não é um requisito, mas, um reconhecimento da ISO de que ela é uma das formas possíveis de melhoria e que, se a mesma ocorrer na empresa, deverá ser “captada” pelo Sistema de Gestão da Qualidade e tratada como outros tipos de melhorias. Juntamente com a análise de riscos, a inovação pode ser uma importante estratégia para alavancar o negócio: digo, juntamente com a análise de riscos, porque, inovar presume assumir certos riscos, os quais se não bem analisados podem resultar em efeitos indesejados.

Inovação e ISO 9001 2015

A palavra  tem sido tema recorrente, principalmente em momentos de crise. O que mais se ouve dos “especialistas” é: será preciso INOVAR!

Ora, inovar é desejável sempre!

O que estes “especialistas” não dizem é que a capacidade de inovar é uma competência que precisa ser desenvolvida e que é preciso criar ambiente para que a inovação ocorra.

Estudos mostram que as empresas reconhecidas pelo mercado como empresas inovadoras, tem em suas estratégias a inovação como um forte vetor. Mais que isso, além de desenvolver esta competência, a transformaram em função. Assim, tais empresas possuem comitês ou mesmo departamentos responsáveis por fazer com que a inovação ocorra. Tal como as áreas de gestão da qualidade (que não é responsável pela obtenção da qualidade, mas estabelece as condições para que a operação produza a qualidade), estas áreas de inovação não são diretamente responsáveis por inovar, mas sim, por proporcionar um ambiente propício à inovação.

Tais áreas dentre outras atribuições podem ser responsáveis pela gestão do conhecimento, pela busca de cooperação externa, por criar uma rede onde o conhecimento é compartilhado, por avaliar e junto com os responsáveis das demais áreas, assumir riscos. Observe que, apenas neste parágrafo, citei vários requisitos da norma ISO 9001 2015

Pode-se observar que a inovação não acontece de uma hora para outra ou, simplesmente porque o chefe mandou seus funcionários inovarem!

www.iso9000.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *