As melhorias e a ISO9000

Desde a versão 2000 da ISO9000, a melhoria é um requisito que sempre foi negligenciado pelos RDs e, principalmente pelos auditores. Nestes quinze anos de versão 2000 e versão 2008 nunca vi um auditor apontar uma não conformidade por falta de melhoria no Sistema. As melhorias e a ISO9000, como pode-se observar sempre foi requisito fundamental para o SGQ.

A ISO9000 e as melhorias

O mais interessante é que as melhorias ocorrem com uma frequência muito maior do que se imagina. Então, a maior dificuldade tem sido dos gestores da qualidade em entender o conceito e, principalmente captar e registrar tais melhorias. Quer um exemplo? Visitando uma grande empresa, bem estruturada, aliás, bem mais estruturada que a média nacional, verifiquei que tal empresa tem um departamento de Garantia da Qualidade “muito bem” organizado, com cerca de 20 analistas (isso é muito, se comparado com a grande maioria das empresas, onde, geralmente a “área da qualidade” é formada por uma única pessoa). Pois bem, conversando com o Gerente da área ele me expos a mesma dificuldade…temos poucas ações  para evidenciar nossas melhorias. Perguntei se o sistema estava estático, se de fato as melhorias não ocorriam ou se não haviam registros das mesmas. Ele faz cara de “ué”!  Quase  ao seu lado, fisicamente, está outro departamento da  empresa, um PMO ( escritório de projetos) que administra cerca de 200 projetos por ano, projetos estes que não são projetos de produtos e sim, de melhoria de processos e de infraestrutura.

Ao dizer ao Gerente da Qualidade que ali, no departamento ao lado, estava todas as melhorias da empresa, ele fez outra cara de “UÉ”…afinal, eram projetos do PMO e não da área da qualidade!  Isso demonstra a falta de entendimento sobre o que é um Sistema de Gestão e sua abrangência. Todos os departamentos ou processos da empresa fazem parte de vários Sistemas e cabe ao gestor de um determinado Sistema, captar as atividades que dizem respeito a ele.

Conheça no site institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *