Avançar para o conteúdo
Início » Como obter o certificado ISO 9001

Como obter o certificado ISO 9001

  • por

O certificado ISO 9001 é a mais importante certificação de gestão da qualidade em todo o mundo.

Por isso, mais de um milhão de empresas a adotam como padrão para seus Sistemas de Gestão.

Portanto, ter um certificado ISO 9001 trás o reconhecimento de que a empresa que o possui tem um sistema de gestão focado em atender os requisitos do cliente e, consequentemente, sua satisfação.

Além disso, grandes empresas solicitam aos seus fornecedores que eles tenham seu certificado ISO 9001.

Vejamos então, como obter o certificado ISO 9001.

Implantação dos requisitos da ISO 9001

O primeiro passo é entender os requisitos da norma e desenvolver um Sistema de Gestão da Qualidade que os atenda.

Assim, para a implantação, você pode contratar uma consultoria que vai agilizar o processo e, certamente você economizará tempo e dinheiro.

Veja nossa página Consultoria ISO 9001 e conheça nosso método.

No entanto, você não é obrigado a contratar uma consultoria. É perfeitamente possível desenvolver seu Sistema de Gestão com seus próprios recursos.

Para ver um resumo dos requisitos da ISO 9001, veja nossa página Princípios e Requisitos.

A auditoria de certificação

Ao final da implantação da ISO 9001 você precisará contratar uma Certificadora que realizará a auditoria de certificação e estando tudo conforme, o certificado ISO 9001 é emitido.

A auditoria de certificação é realizada em dois estágios:

a) estágio 1 onde são verificados os documentos legais e alguns documentos obrigatórios do Sistema de Gestão;

b) estágio 2 onde é realizada a auditoria “in loco” e todo o Sistema de Gestão é auditado.

Ao final de cada estágio a certificadora emite um relatório e os resultados possíveis são:

a) a empresa atende plenamente aos requisitos;

b) são encontradas não conformidades graves e neste caso a empresa precisa corrigi-las e solicitar nova auditoria;

c) são encontradas não conformidades menores ou recomendações de melhorias e a empresa pode ser certificada com o compromisso de corrigir as não conformidades e avaliar a pertinência das recomendações, a serem verificadas na próxima auditoria de monitoramento .

O certificado ISO 9001 tem validade de 3 anos e neste período as certificadoras realizam auditoria de monitoramento que podem ser anuais ou semestrais.

Certificadoras ISO 9001 no Brasil

Abaixo uma lista com as principais certificadoras que operam no Brasil. Você também pode ver a lista completa das certificadoras acreditadas pelo INMETRO.

FCAV – Fundação Carlos Alberto Vanzolini

ABS Group Services do Brasil Ltda

TÜV RHEINLAND DO BRASIL LTDA.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda

BSI Brasil Sistemas De Gestão Ltda

SGS Ics Certificadora Ltda

DNV Gl Business Assurance Avaliações E Certificações Brasil Ltda

Tüv Nord Brasil Avaliações Da Qualidade

DQS do Brasil Ltda

Rina Brasil Serviços Técnicos Ltda.  

Conheça também nosso site institucional.