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Contexto da Organização ISO

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Contexto da Organização Requisito 4.1 da ISO 9001

Todas as normas de gestão emitidas pela ISO requerem em seu requisito 4.1 que as empresas realizem uma análise do contexto da organização.

Vamos inicialmente definir o Contexto da Organização.

Definição de Contexto da Organização

Este requisito requer que as empresas façam uma análise do ambiente na qual estão inseridas, tanto o ambiente externo a elas como o interno.

De maneira geral, o ambiente externo tem fatores que as empresas não controlam, como por exemplo, a legislação ( embora as grandes empresas, através de lobby, exerçam uma grande pressão sobre os legisladores), mas também, riscos de desastres naturais e a entrada de novos concorrentes.

Já as questões internas referem-se a fatores sob controle das empresas como a qualificação de seus empregados, a eficácia e eficiência de seus equipamentos de produção, dentre outros.

A questão fundamental é entender estes ambientes, verificar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades e avaliar os riscos que os mesmos propiciam e em função deles, estabelecer um sistema que minimizem tais riscos e encontre oportunidades de melhoria.

Demandas das partes interessadas

Ainda faz parte do requisito Contexto da Organização o entendimento e monitoramento das demandas das partes interessadas.

Devemos entender como partes interessadas, aqueles que afetam ou são afetados pelo nosso negócio.

Assim, dependendo do caso, são partes interessadas, os clientes, fornecedores, funcionários, revendedores, órgãos públicos, a vizinhança e, em última análise, a sociedade em geral

Precisamos avaliar como suas demandas podem afetar nossa capacidade de atingir os objetivos definidos para o nosso Sistema de Gestão

Contexto da Organização ISO 9001 e outros Sistemas de Gestão

Assim, fica a pergunta: A análise de contexto que fazemos para a ISO 9001 é a mesma para a ISO 14001 ou outra qualquer?

Antes de responder vamos ler o requisito 4.1 da norma ISO 9001

” A organização deve determinar questões externas e internas pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos de seu Sistema de Gestão da Qualidade”

Já a ISO 14001 tem um texto idêntico alterando apenas o sistema ao qual ela se refere, ou seja o texto é alterado para seu Sistema de Gestão Ambiental.

A ISO 37001 já detalha um pouco mais, definindo quais questões externas ou internas devem ser consideradas.

Fica claro, portanto, que o Contexto da Organização tem a ver com os resultados esperados, e sim, pode e deve ser diferente em função do Sistema que estamos implantando

Logo, obviamente, o Contexto da Organização é diferente sob cada olhar que fazemos.

Podemos ser líderes em qualidade e uma empresa grande poluente, como também, podemos ser uma empresa que preserva o meio ambiente, mas…estamos dispostos a subornar o comprador do cliente.

Sendo assim, o Contexto da Organização pode variar dependendo se estamos realizando esta análise para atender a ISO 9001, a 45001 ou qualquer outra norma de Gestão.

Se estamos falando em um Sistema de Compliance, devemos realizar esta análise baseada nos compromissos assumidos pela nossa empresa, expressos em nossas políticas, códigos de conduta, códigos de ética e assim por diante.

Embora nenhuma das normas requeira esta análise como “informação documentada“, fica muito difícil comprova-la se não estiver descrita em um documento.

Assim, a mesma deve estar contemplada no Planejamento Estratégico, caso exista, ou mesmo em um documento em separado.

Lembramos ainda que as questões que podem afetar o Sistema devem ser monitoradas.

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